Aeroporto de Florianópolis

Com 27.000 m² de área construída, Aeroporto Internacional de Florianópolis – Hercílio Luz foi projetado pelo escritório Biselli + Katchborian Arquitetos Associados 

Em 2004, os arquitetos venceram (associados a Guilherme Motta) o concurso público promovido pela Infraero e organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), para a concepção do terminal na capital catarinense, mas em 2011, após longa espera pelo início da construção, o projeto foi paralisado por causa da iminente concessão do aeroporto à iniciativa privada.

a Zurich Airport AG, vencedora do leilão de concessão para o terminal do aeroporto de Santa Catarina, contratou o escritório paulistano para reformular o projeto arquitetônico em atendimento a novas demandas (maior área construída, inserção de um segundo pavimento e a duplicação da quantidade de portas de embarque).

Mantendo-se, assim, a malha estrutural do projeto anterior (pois a fundação já estava parcialmente executada quando a obra foi interrompida), a arquitetura foi desmembrada em dois blocos e o perfil arredondado (com extremidade afunilada, em referência à asa de um avião) da cobertura foi substituído por uma membrana plana cuja borda exterior é uma reta inclinada para cima. A inauguração do terminal aconteceu no segundo semestre de 2019.

A monotonia monocromática comum nesse tipo de construção foi quebrada pelo uso do amarelo, do marrom e do laranja, que remetem, respectivamente à areia das praias, à Ponte Hercílio Luz e ao pôr-do-sol de Florianópolis.


Florianópolis ganhou um aeroporto à altura de sua relevância turística. Construído pela Floripa Airport em 13 meses, o terminal é arrojado, amplo e com tecnologia de ponta para garantir a segurança e o conforto dos usuários.

Fotos by Genival Junior















Comentários

Postagens mais visitadas