Série Condomínio - Jardim e Paisagismo

Esse post tem a colaboração da nossa parceira Monica Rizzo - Paisagista

Paisagismo em Condomínios
Um bom projeto de paisagismo integra cores e volumes diferenciados em relação às diversas espécies de vegetação, além de combinar o plantio de árvore, gramínea, flores e trepadeiras dos tipos mais adequados para cada ambiente. O fato é que o paisagismo deve viabilizar o desenvolvimento das espécies com harmonia, mobilizando todos os sentidos do homem, com bem-estar e conforto. Por outro lado, ele não pode trazer problemas extras aos síndicos, como por exemplo danos ao sistema de impermeabilização, dificuldades com a manutenção mensal e de regas.

Além de desenvolver um projeto adequado a estrutura arquitetônica e tendo em vista os aspectos citados, a orientação quanto à manutenção, é essencial! Uma poda errada pode despersonalizar o projeto, o excesso ou falta de água matar ou levar doenças as espécies e ainda a adubação adequada traz a vitalidade às espécies.


Para locais direcionados as crianças
Crianças aprendem diariamente, e precisamos incentivar isso! O uso de plantas aromáticas, estimula o olfato. Ainda podemos utilizar flores e frutíferas nessas áreas, acordando as crianças para a essência das espécies.

Adequar as espécies as áreas segundo a ambientação e uso
Para cada local da área comum de um condomínio, existem espécies que agregam ou atrapalham. Por exemplo: para um condomínio com áreas externas não tão amplas, é de extrema importância calcular, segundo o porte, o crescimento de arvores ou arbustos, visando não ter problemas com a insolação dos apartamentos, após alguns anos, erro frequente nos edifícios


Jardins Frontais
Já para os jardins frontais, o conceito principal é impacto pela beleza de espécies esculturais e elegância das forrações.

Ou seja, o jardim frontal de um condomínio sobretudo traduz um elemento principal: surpreender! Para isso, precisamos levar em conta inúmeros fatores.



Alguns projetos da nossa parceira Monica Rizzo - Paisagista








Comentários

Postagens mais visitadas