Série Arquitetos - Antoni Gaudí
Antoni Gaudí i Cornet foi um famoso arquiteto espanhol e figura de ponta do Modernismo catalão, um dos grandes inovadores da estética modernista espanhola.
Em 1873 começou seus estudos de arquitetura na Faculdade de Belas Artes, posteriormente, Faculdade de Arquitetura da Universidade de Barcelona. Ainda no primeiro ano do curso, Antoni Gaudí colaborou com alguns arquitetos renomados.
Os seus primeiros trabalhos possuem claras influências da arquitetura gótica e da arquitetura catalã tradicional. Com o tempo, entretanto, passou a adotar uma linguagem escultórica bastante pessoal, projetando edifícios com formas fantásticas e estruturas complexas. Algumas de suas obras-primas, mais notavelmente o Templo Expiatório da Sagrada Família
No projeto, a Sagrada Família possui três grandes fachadas: “Fachada Natividade”, “Fachada da Paixão” e a “Fachada da Glória”. Possui também 18 torres, 12 delas dedicadas aos Apóstolos, 4 aos Evangelistas, uma à Virgem Maria e outra a Jesus. Em 1925, Gaudi concluiu o campanário da torre de São Barnabé e a fachada da Natividade, deixando a igreja inacabada. A Sagrada Família continua em obras até hoje.
Em 1883, Gaudí iniciou seu primeiro trabalho individual de grande porte, a “Casa Vicens”, uma casa de verão localizada em Barcelona, que apresenta abundantes elementos hispano-arábicos. A obra foi encomendada por Manuel Vicens, proprietário de uma fábrica de cerâmica.
O Parque Güell possui uma extensão de mais de 17 hectares e está repleto de formas onduladas, colunas em formato de árvores, figuras de animais e formas geométricas, em que a maior parte está decorada com mosaicos coloridos feitos com pedaços de cerâmicas.
No dia 7 de junho de 1926, Gaudí foi atropelado por um bonde quando cruzava a Gran Via com a Calle Bailèn de Barcelona. Em consequência das feridas, Gaudi faleceu no dia 10 de junho de 1926, no Hospital de Santa Cruz e foi sepultado na Cripta da Sagrada Família.






Comentários