ARQUITETURA INCLUSIVA E ACESSIBILIDADE
By Arquiteta Débora Crescente
Nem todos entendem o que é acessibilidade e muito menos como ela pode tornar o ambiente mais elegante.
Mas esse conceito tem sido amplamente discutido e colocado em prática por muitas empresas no mundo todo seguindo uma forte tendência chamada, Reconciliation Brands, onde as grandes marcas promovem a adaptação de locais públicos e privados a deficientes e pessoas com mobilidade reduzida, quebrando barreiras e preconceitos.
E para quebrar alguns “tabus” sobre o tema, entenda um pouco de acessibilidade e arquitetura inclusiva.
• O que é acessibilidade?
É garantir autonomia e segurança, em espaços de convivência em qualquer edificação ou meio urbano. Oferecer alcance, percepção do espaço, circulação e entendimento do ambiente, tendo o indivíduo algum tipo de deficiência ou não.
• Qual a relação entre acessibilidade e a arquitetura?
A relação entre os dois é permitir que as edificações garantam os acessos em seus ambientes de uso público a qualquer pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, eliminando qualquer obstáculo, sem que essa edificação perca suas características arquitetônicas.
• Qual a importância da arquitetura inclusiva no meio corporativo e convívio social?
A arquitetura inclusiva possibilita opções de adaptação do ambiente utilizando de acessórios matérias-primas que se enquadram nas Normas de acessibilidade disponíveis no mercado. Tornar o espaço ao mesmo tempo, adaptado e atrativo para todos, a deficiência não escolhe família ou classe social.
• Objetivo da DC Arquitetura Inclusiva:
Hoje a DC Arquitetura Inclusiva, procura integrar as pessoas a qualquer ambiente. Permitindo a integração da sociedade e o meio urbano, garantindo o acesso e permanência das pessoas aos espaços adaptados.



Comentários