Arquitetura - Fundação Iberê Camargo

 
Localizada na Av. Padre Cacique, 2000 . Porto Alegre . RS . Brasil
A Fundação Iberê Camargo foi criada em 1995, um ano após a morte do artista, com o objetivo de preservar e divulgar sua obra. A sede da Fundação, inaugurada em 2008, foi projetada por Álvaro Siza, um dos arquitetos contemporâneos mais importantes do mundo.



Exposição atual do artista: O "outro" na pintura de Iberê Camargo
Curadoria: Maria Alice Milliet
No 2º andar

O outro na obra de Iberê Camargo apresenta ao público visitante a alteridade na produção do artista gaúcho. Propõe-se uma desconstrução do estereótipo do excesso e da tonalidade sombria que cerca a produção de Iberê, ao mostrar que sob o “caos” pictórico está a ordem construtiva deste processo. Entre os momentos em que  configura-se este outro, a curadora Maria Alice Milliet destaca as vielas de Santa Tereza, os objetos alinhados sobre a mesa, o raio de sol sobre a parede do ateliê. Logo, estes elementos dão lugar à ebulição do pigmento característica. (texto extraído do site: http://www.iberecamargo.org.br/site/exposicoes/exposicoes-detalhe.aspx?id=102)

  
 

Exposição atual do artista Waltercio Caldas: o ar mais próximo e outras matérias
Curadoria: Gabriel Pérez-Barreiro e Ursula-Davila Villa
3º e 4º andares e átrio

Waltercio Caldas: o ar mais próximo e outras matérias proporciona um intenso exercício de observação para seus visitantes. As instalações permitem que nossa capacidade visual se amplie, visto que aquilo que reconhecemos prontamente logo se transforma. Ao questionar a previsibilidade, os trabalhos exigem imaginação dos visitantes e uma posição ativa perante o que está exposto. (texto extraído do site:http://www.iberecamargo.org.br/site/exposicoes/exposicoes-detalhe.aspx?id=108)

 
 
 
 
 


 Arquitetura da Fundação

Durante 13 anos, a Fundação Iberê Camargo teve como sede a casa onde o artista viveu e manteve seu ateliê desde 1988, na zona sul de Porto Alegre. Em maio de 2008, porém, a instituição inaugurou sua nova sede, primeira edificação do arquiteto português Álvaro Siza no Brasil. O projeto, que recebeu o Leão de Ouro na Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2002, configura-se como um referencial arquitetônico não apenas para a cidade de Porto Alegre, mas também para o País.
 

A Fundação conta com uma área total de 8.250m², construída em um terreno doado em 1996 pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, às margens do Guaíba. O trabalho técnico de planejamento do espaço foi realizado ainda em 1999, mesmo ano em que Siza foi convidado a desenvolver a parte arquitetônica, dando início ao projeto – cujas obras foram iniciadas com o lançamento da pedra fundamental, em junho de 2002. 

 
 
Primeira no Brasil a utilizar concreto branco aparente, armado em toda a sua extensão, a construção não utiliza tijolos ou elementos de vedação. Além do impacto plástico, o material oferece alta durabilidade e baixa manutenção. Desenvolvido pela construtora Camargo Corrêa em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi um dos vencedores do 3º Prêmio de Tecnologia e Construtividade, criado pela UN Infra-estrutura.

 
Textos extraídos do site: http://www.iberecamargo.org.br/site/a-fundacao/fundacao-sede.aspx

* Fotos por Natalia Ribas em visita à fundação em 22 de setembro de 2012

Depoimento sobre a visita
 
Nas aulas de Arquitetura Contemporânea na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo fiquei conhecendo essa obra que ainda não tinha ouvido falar. Mas a experiência de visitar, entrar, explorar cada janela de frente para o Rio Guaíba, foi algo interessante, diferente. Entender o que o arquiteto quis mostrar com essas pequenas aberturas e entender pessoalmente o que o professor Gerson Moura apresentou na aula foi realmente uma experiência que vou levar para o resto da vida! Espero que, como essa, eu possa ter outras oportunidades de visitar obras arquitetônicas importantes para a história da arquitetura no Brasil e no mundo...




Comentários

Postagens mais visitadas