Vitrine - Cenografia para Vitrine
A alta competitividade do setor de comércio provoca a necessidade das vitrines serem cada vez mais atraentes e criativas!
"Nas vitrines o excesso de informação confunde o consumidor e o impulso de compra é substituído pela vontade de abandonar a loja"
O Projeto de Vitrine tem a finalidade principal de destacar produtos e promover sua venda, atingindo o consumidor. Ao projetar uma vitrine, deve-se levar em conta o produto, a marca, o tipo de loja, o perfil do cliente. Pequenos detalhes de ergonomia e antropometria são essenciais como por exemplo o ponto de vista do consumidor! As cores são elementos fundamentais, pois produzem reações subjetivas, térmicas, fisiológicas e comportamentais.
A utilização de diferentes materiais e objetos (piso, vidro nas laterais, forrações, acrílico, teto, adesivos, iluminação, displays, prateleiras, mesas, araras, ) interfere no visual da vitrine. Os displays são elementos onde são dispostos os produtos a serem vendidos.
A troca frequente da vitrine gera curiosidade nos clientes.
A troca frequente da vitrine gera curiosidade nos clientes.
As vitrines podem ser projetadas a partir de temas como estações do ano, datas comemorativas, paisagens, etc.
Alguns tipos de vitrine:
Alguns tipos de vitrine:
- Tradicional - piso, teto, paredes laterais e fundo. Formato de "caixa". Ilusão de ser maior do que realmente é. Nela é possível chegar próximo à idéia de um teatro, criando uma ilusão maior.
- Nova Vitrine - piso e uma única porta lateral, não possui fundos. Pé direito de diferentes alturas. Os produtos da vitrine perde um pouco do destaque por ser possível a visualização do interior da loja.
- Elevada/Suspensa - fundo aberto ou fechado. Indicada para produtos pequenos para aproximá-los ao campo visual do cliente.
- Corredor - Convidativa. O cliente entra na loja sem perceber, somente por observar a vitrine.
- Múltipla Visibilidade - colocada no meio da loja, em aeroportos, à volta de pilares ou colunas.
- Vitrine-Cenário - remonta um espaço específico de forma fiel (ex.: lojas de mobiliário).
- Conceitual - transmite conceito implícito do produto exposto.
- Clean - produto valorizado ao máximo, luz focada, fundo e piso que foque o produto. Elementos decorativos quase inexistentes.
Exemplo de projeto de Vitrine de Sapatos

Vitrine desenvolvida para chamar atenção e sair do convencional das vitrines de lojas de sapato. Cores fortes na penumbra chamam a atenção para o produto exposto em display pendente com iluminação focada.
*Projeto em parceria com Larice Mendes Deffendi
Solicite um projeto para sua vitrine!
Está chegando a hora de decorar sua vitrine para o Natal...
Se você mencionar esse post, terá um desconto no Projeto/Execução da sua vitrine para o Natal


Comentários