Dicas para planejar o banheiro dos sonhos

São muitos os detalhes a serem pensados na hora de construir ou reformar, quem vê um banheiro, um ambiente pequeno, pensa ser fácil de decorar! 

O banheiro deixa deixa uma impressão em quem utiliza, então que tal caprichar na organização, harmonia e principalmente no aspecto de limpeza? O banheiro vem se tornando o protagonista de muitos projetos. As soluções vão desde o minimalismo até o experimental. Por ser um ambiente pequeno, é ideal para uma decoração diferenciada que saia da monotonia, o projeto é muito particular à realidade e necessidade de cada cliente, afinal o bom design não é só a estética, mas sim quando ele atinge a funcionalidade adequada.

Pensando nisso, preparamos esse post com algumas dicas para te auxiliar nos planejamento do seu banheiro:


1. Organizando o layout

Não existe uma regra, para organizar a distribuição dos elementos em um banheiro, mas, há convenções sociais que ditam o layout dos banheiros pensando na privacidade. 

Ainda que esse seja o menor ambiente de uma residência, ele conta com diferentes instalações incidindo no espaço: hidráulicas, elétricas e de aquecimento à gás, as quais requerem um bom projeto de compatibilização para a melhor adequação dos elementos no espaço. Comumente é um ambiente reduzido para poder ampliar o espaço de outros, como os quartos. 

Banheiro de Apartamento antes da transformação, com a descarga de lado em relação ao vaso sanitário
 
Banheiro do apartamento depois da transformação! Organizei o layout para ficar mais funcional


2. Banheiros pequenos


Transformação de um lavabo (banheiro de empregada) em um banheiro completo com chuveiro e uma pia personalizada feita de granito



3. Revestimentos para banheiros

São milhares de opções de revestimentos para facilitar o trabalho criativo dos profissionais. Cores e os efeitos de textura são aliados seja para efeitos monocromáticos ou de alto contraste. 

Ao usar tinta, sempre opte por uma do tipo epóxi, pois são resistentes à água. Para as áreas molhadas como box, é preferencialmente indicado o uso de revestimento tipo porcelanato ao invés de tinta, pois são mais fáceis de limpar, possuem maior vida útil e resistência à abrasão.

No piso, o excesso de rejuntes dificulta a limpeza na superfície e pode necessitar de reparos em curto prazo. 

Atenção! Evite ainda o uso de piso polido pois são escorregadios!

4. Louças e metais

Há uma infinidade de design desses produtos no mercado, para todos os gostos e orçamento. Escolha preferencialmente os metais da mesma linha, todos quadrados ou redondos, todos pretos ou cor inox e assim por diante, ou que combinem entre sim.

As louças hoje são encontradas em diversas cores e formatos. No geral à elas também se aplicam a mesma ideia de seguir com o padrão de design e cores. 

5. Iluminação para banheiro

Como em todos os ambientes, a iluminação tem papel fundamental para realizar as atividades ou passar a sensação de conforto. Olhando para os banheiros, tanto a iluminação natural quanto a artificial são importantes, pois é um local de higienização, de relaxamento e cuidados estéticos. 

1. São ambientes úmidos, nem todo tipo de lâmpada resiste bem, por isso, opte por lâmpadas seladas, geralmente são do tipo PAR 20, principalmente as alocadas na área do box.

2. A temperatura da cor de luz, o ideal são as lâmpadas de cor fria e neutra, em torno de 4000k. Isso porque as luzes amarelas interferem na percepção de cores do usuário, implicando em alterações no caso de maquiagem, por exemplo. 

3. Quanto à distribuição das fontes de luz, para fazer a maquiagem, barbear e cuidados de skin care, o ideal é uma fonte de luz frontal, que pode ser feita através de arandelas ou perfis de LED junto ao espelho. A luz geral deve ser ou centralizada, ou distribuída entre a área de lavatório, vaso sanitário e área de box.

Comentários

Postagens mais visitadas